O monumento ‘Recanto das Águas’ foi inaugurado no dia 5 de agosto de 2018 e fica próximo ao parque turístico ‘João Simão Garcia’, a prainha de Buritama. A escultura foi feita pelo artista plástico Romildo Cardozo Santos e conta um pouco da história de Buritama.
O monumento conta com seis painéis e retratam as riquezas do município. Em destaque há três peixes (Tucunaré, Tilápia e Corvina). São peixes enormes que representam a influência da pescaria no município. Nas laterais, o turista poderá ver a fauna e flora (Buriti – símbolo de fundação da cidade), esportes náuticos, pesca esportiva, esporte e lazer, agricultura e pecuária e a última cena mostra o rodeio e cavalgada da cidade.
O município foi fundado em 1917 pelas famílias Goulart, Pereira, Santos e Teixeira, que deram origem a um pequeno povoado chamado de Palmeiras, para homenagear as extensas palmeiras nativas buriti. O povoado cresceu e recebeu o nome de Buriti. Até 1924, o local fazia parte da região de Rio Preto.
Depois, foi incorporado à comarca de Monte Aprazível. Em 1927 foi elevada a distrito e recebeu o nome de Buritama. No dia 24 de agosto de 1948, Buritama conseguiu sua emancipação política. A cidade fica a 45 km de Araçatuba, com população de mais de 16 mil habitantes.