A paróquia Nossa Senhora do Divino Livramento foi criada no dia 9 de janeiro de 1935, até este período, a cidade de Buritama, em relação a igreja católica, pertencia a paróquia São João Batista instalada no município de José Bonifácio.
Além das celebrações religiosas, a igreja matriz conta com um pinturas artísticas que lembram fatos históricos, segundo informações contidas na Bíblia. O local conta com uma estrutura feita no estilo europeu e tem formato de uma cruz latina.
Em frente da igreja, os visitantes poderão encontrar uma cruz de madeira, vestígio de antigas missões e foi trazida para este local em virtude da chegada do terceiro milênio. Ao adentrar na igreja, os turistas poderão apreciar as pinturas feitas pelo artista José Perez que foram concluídas em 1989.
O turista irá passar por vários acontecimentos bíblicos e o local é considerado um dos mais belos em relação as igrejas da região de Araçatuba, Votuporanga e São José do Rio Preto.
No altar, é possível apreciar o Deus Pai, um velho de barbas e cabelos brancos, autor de toda criação, com um arco-íris que lembra a aliança feia por Deus com seu povo, no início da criação, após o dilúvio. Há possível ver também a Santa Ceia e atrás do altar o público poderá ver o Deus Espírito Santo, simbolizado por uma pomba. As três cenas representam a Santíssima Trindade.
Além disso, o turista poderá ver ainda a cena que apresenta a imagem de Nossa Senhora Aparecida sendo encontrada por pescadores. Outra pintura marcante é a que mostra Jesus chorando sobre a cidade de Jerusalém.
Entre as pinturas, os visitantes poderão apreciar: nascimento de Jesus, calvário, ressurreição, os sete sacramentos (Ordem, Matrimônio, Unção dos Enfermos, Crisma, Batismo, Confissão e Eucaristia), além dos evangelistas, a conversão de São Paulo, a entrega da chave a São Pedro e os 10 mandamentos.
É uma viagem no tempo, na fé e na história e tudo de graça. Vale a pena conferir. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da secretaria paroquial (18) 99792-9977 ou pelo e-mail: [email protected].